12.3.12

3º, 2º, 1º, Terra

A dúvida que paira é: ter opinião própria é pleonasmo?  Já que uma opinião que não seja própria é, na verdade, repetição de algo?!

Essa semana a Rosana Hermann (minha web inspiration) postou um vídeo que achei sensacional. Tratava-se de uma experiência sobre a "psicologia da conformidade", gravada num elevador, em 1962. Nela, um grupo de atores / pesquisadores entrava no mesmo elevador que outra pessoa que não sabia que todos se conheciam, menos ela.  Ficou claro?  É tipo uma pegadinha do Ivo Hollanda, com atores e alguém que não sabe de nada participando de tudo.

Entre uma subida e outra do elevador, o grupo de atores se comporta de uma determinada maneira, mudando de lugar, de posição, enfim, sempre fazendo um gesto de forma coletiva para ver se a pessoa que estava li de paraquedas iria ou não se dar por vencido e, mesmo não entendo muito o motivo, repetir aquela determinada ação. Olha so que piração o resultado dessa experiência.


Por qual motivo a gente abre mão de nossa experiência pessoal de poder viver algo de maneira única, apenas por conta de um determinado grupo pensar dessa ou daquela maneira, e nos sentirmos obrigados a pensar igual para não fugirmos do padrão? Pois quem foge do padrão, quem continua olhando pra frente enquanto todos olham pro lado, certamente vai chamar a atenção. E parece que nunca antes na história desse mundo a gente quis passar tão de fininho como agora.
Estamos no elevador? Se sim, o térreo, por favor.

Mas, como tudo na vida tem o lado A e o lado B, há outras formas de usar o melhor de quem está ao nosso lado. O que tem aparecido de experiências colaborativas interessantes não tá escrito. Catarse e Benfeitoria, duas ideias bem legais, já são mais que conhecidas na área de buscar a sua rede para te apoiar a fazer acontecer projetos pessoais. Então, quero compartilhar outra experiência que achei muito bacana. É o Nós.Vc. Através dessa plataforma, você pode oferecer o que quiser e souber e pedir para aprender o que quiser e lhe der na telha. Sim, sim, qualquer coisa mesmo. O Nós.Vc é uma plataforma de Crowdlearning. Vale muito a pena conhecer essa escola sem muros.

   

Se liga:
Postagem da Rosana Hermann sobre o tema aqui.
Sobre o Brain Pickings aqui.
Página do Nós.vc aqui.

Nenhum comentário: