11.3.12

LUZ, CÂMERA E AÇÃO!

Nunca antes na história desse país, diria o poeta, eu assisti a tantos filmes em uma mesma semana. E a coincidência começa aí. Entre os dias 4 e 10 foram 12 produções diferentes. Alguns desses filmes eu revisitei, como foi o caso de Tropa de Elite 2 (por absoluta necessidade de reforçar que o "sistema, parceiro...o sistema é foda), mas os outros  eu vi pela primeira vez. Conheci, na verdade. Me lembrei de quando comecei a fazer oficinas de cinema, lá por 2002 ou 2003, com meu eterno edukator Renato Alves. Ele é um apaixonado e profundo conhecedor do cinema.

E foi com ele que comecei a prestar mais atenção em como um filme é feito, as etapas, etc. Confesso que talvez não tenha aprendido tudo que ele ensinou, mas uma certeza é certeza, o gosto pela sétima arte eu ganhei. Prova disso são os mais de 150 filmes que estão em minhas estantes em casa, que vira e mexe eu dou uma olhadinha. Mas o legal mesmo é ver coisa nova. Por isso me cadastrei no NetMovies (recomendo!), que me permite ver filmes on line e me entrega até 26 filmes por mês em casa, a minha escolha.

E dizer isso tudo para quê? Na próxima terça-feira volto, enfim, a estudar. O curso chama-se  Do olhar ao Curta-Metragem e acontece na Escola São Paulo, ali na Rua Augusta. Entre os professores Cássio Starling Carlos, Di Moretti, Lina Chamie, Eduardo Santos Mendes, Louis Robin e Laís Bodanzky, além de palestrantes como Marcelo Tas, entre outros. Bom, né?

Para comemorar essa nova fase, fui buscar o filme que mais me lembra as aulas do Renato até hoje. Ele passou esse filme pra gente tem tanto, tanto tempo, e me lembro como se fosse hoje. A nossa cara de espanto, como quem diz: cara, sério que acharam isso bom um dia? E hoje cá estamos nós, reivetando o paint para fazer animação e ganhar dinheiro.




Sobre o curso de cinema clique aqui.
O Renato tem um blog super bacana de cinema. Olha aqui.
Não conhece o NetMovies? Ó.

7 comentários:

renatocinema disse...

Sem palavras pela homenagem.......

Thaís Soares disse...

Meu primo é muito bom no que faz mesmo.
Linda homenagem

Milena Cherubim disse...

Isso mesmo. Estude, faça o que gosta.O Renato é muito bom mesmo no que faz, adoro ler os posts dele sobre os filmes e livros a perspectiva dele é muito boa!

Renata disse...

Olá Tony!!!! Parabéns pelo blog e pela homenagem ao Renato que te inspirou nesta etapa.
Como educadora, vejo o quanto é importante sermos uma referência positiva na vida de nossos alunos.
Parabéns a vc Renato por inspirar seus alunos com seu exemplo e dedicação.
Beijoss de sua irmã e parabéns pelo reconhecimento!!!

Carlos disse...

Boa noite Tony, concordo com você, esse brasileiro que se diz português entende mesmo de filme...rs
Hoje trabalho com ele e sempre que dá peço algumas indicações, e o mais legal e que ele pergunta até qual estilo de filme eu estou procurando, para poder indicar. O cara tem uma locadora dentro daquela cabeça.

Grande abraço a todos.
Carlos

Claudia Flórido disse...

Boa Noite!!!
Parabéns pelo blog!!!!
Quanto ao Renato ele realmente é muito bom no que faz.
Sinceramente Tony, eu gostei muito da homenagem que você fez ao seu professor.Com certeza é um sinal de que ele foi e sempre será importante não somente na sua vida mas na dos outros alunos também.
O Renato é muito talentoso e está sempre buscando algo novo no que diz respeito a CULTURA.
Parabéns Renato pela semente do conhecimento que você plantou.Agora,chegou a hora de colher os bons frutos.
Muito sucesso para você!!!!!!
Claudia

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog, e linda homenagem.

Sônia Alves