11.3.12

KONY 70 MILHÕES?

A cada 10 atualizações da minha timeline do Facebook essa semana, 5 tinham o nome "Kony 2012" e o viral produzido pela Invisible Children, organização não governamental que promove o cuidado com os direitos das crianças em todo o mundo. Jogado nas redes sociais no dia 5 de março, ontem, dia 10, já havia passado de 70 milhões de visualizações no Youtube. Quer comparar? A famosa Susan Boyle, fenômeno da web, conseguiu ter esse mesmo número de visualizações com 6 dias. Ou seja, se Susan tem o vídeo considerado o visto mais rapidamente da internet, "Kony 212" já tomou essa posição. E sobre o quê fala esse tal filme?

Joseph Kony é considerado um dos criminosos de guerra mais procurado do mundo. Kony é líder do Lord’s Resistance Army, um grupo terrorista de Uganda, que ficou conhecido por sequestrar garotos, os transformando em guerrilheiros. Como o seu rosto não era muito conhecido no mundo, dizem os sites, Kony conseguiu fugir muito facilmente entre os países africanos sem ser incomodado. Ou sem ser muito incomodado.

Se você também quer ver o filme de pouco mais de 30 minutos é só clicar abaixo. A rede, sempre ela, já tratou de conseguir traduzir o documentário para o português.




Agora, seria legal ler esse artigo antes de sair compartilhando nas redes sociais. Ele conta alguns outros lados sobre a história de "Kony 2012". E tem um trecho assim.
"
As redes sociais são uma forma incrível para distribuir e compartilhar informação, mas elas não dispensam as pessoas da responsabilidade de fazer sua própria pesquisa ao invés de somente acreditar em qualquer coisa que eles veem em um vídeo porque todos os seus amigos gostaram dele".
Clique aqui para ler o artigo.

Outro material legal é esse escrito pelo Carlos Castilho para o Observatório da Imprensa. Ele trata o modo como a mídia do mundo vai tratando o caso. Clique aqui e leia.

Nenhum comentário: