21.4.12

AQUELA SOBRE A BRASÍLIA CINZA


Sempre fui apaixonado por boas histórias, pela política, por JK.  Por sua biografia, trajetória e utopia. Todas elas, a começar pela crença na bondade do outro acima de toda e qualquer coisa. Ele se machucou muito por isso. Quando tomei consciência de que o mineiro Juscelino foi quem empreendeu Brasília, passei a ser apaixonado também pela cidade. Em 2010, graças a um trabalho para o Ministério da Cultura, pude conhecer a cidade que sempre sonhei conhecer. Linda. Do começo ao fim. De tudo. Até o fim de dia em Brasília é diferente, encantador, romântico. Apaixonante.


"Genial" Oliveira Gonçalves - G.O.G: o poeta do RAP. Também de Brasília.

Transferir a capita do Rio de Janeiro para o centro do país não foi uma ideia genial nascida na cabeça de JK, mas uma percepção. E uma promessa, dizem. Conta a biografia de presidente Bossa Nova que durante um dos comícios que fez por todo o Brasil, JK teria sido questionado por um agricultor: quero ver se o senhor é homem de palavra se cumprir o que tem na constituição: transferir a capital do Brasil para o planalto central. JK procurou saber mais sobre que o agricultor queria dizer com aquilo, e fez a promessa; mudaria a capital para o meio do Brasil se fosse eleito presidente. E foi.  E fez.  (Desde a primeira constituição da república, havia um dispositivo que previa a mudança da Capital Federal do Rio para o interior do país, no Planalto Central. Isso foi escrito em 1891. E aquele agricultor sabia disso).

Brasília foi um desafio, e um sonho. Construir uma capital inteira, do nada, no meio do mato – sem tom pejorativo. Muita gente morreu, conta a História. JK quase sofreu processo de impedimento, continua a História. Mas ela, Brasília, foi feita, erguida, criada. A cidade tem muitas lendas.  E histórias. Uma delas, a mais famosa, é descrita pela egiptóloga Iara Kerns e o empresário Ernani Figueras Pimentel no livro “Brasília Secreta”. O livro é fascinante. Sabia que Brasília é igualzinha uma cidade egípcia de mais de 3 mil anos atrás chamada Akhetaton? Os prédios, os símbolos de poder, de governança, todos eles ficam exatamente onde ficavam os de Akhetaton. Impressionante. Vale muito a pena ler esse livro, que apesar de curto, é maravilhoso. E inacreditável.

A primeira coisa que fiz quando cheguei em Brasília foi comprar esse livro, pois não o achava aqui em São Paulo.

Abaixo, dois vídeos sobre o livro, e as “coincidências” da cidade egípcia com Brasília. Os filmes são curtos e ruins. Trilha horrível e Off pior ainda, mas desconsidere tudo se conseguir, e concentre-se nas lindas histórias. Valem a pena.

Parte 1


Parte 2


Brasília, como cidade, é um presente pros meus olhos. Sou apaixonado por lá, mesmo tendo ido apenas uma vez. Mas sei que vou voltar. E pra morar algum tempo. O maior defeito de Brasília é ser a capital do país, mas quem governa é esperto. Sabe que uma capital longe de tudo, longe de todos, é meio caminho andado para evitar pressão do cidadãos.

Uma pena.

Feliz Aniversário, Brasília. Eu amo gostar de você.

Nenhum comentário: