1.4.12

SOBRE A MENTIRA DO "SER"

Deve ter sido dificil inventar esse negócio de mentira, né?! Mas o cara que a criou deve estar rico e rindo a uma hora dessas. Se divertindo com a zona que a terra virou. Mas que é coisa de quem não tem o que fazer, isso é. De quem não tem na alma nem na cara um restinho de honra, isso é.

Sua cara não queima de mentir não, menino?!

Deve ter sido dificil inventar esse negócio de mentira, né?!  Em "O Primeiro Mentiroso", a ideia foi justamente brincar com isso: como nasceu a mentira na historia da humanidade? Junte uma pipoca e uma Coca Cola e veja esse filme. Vale a pena. Não é mentira não!


Eu tenho pra mim, e pros meus botões, que a mentira nasceu ainda no tempo do Paraíso. Naquela historinha lá de Eva e Adão, lembra? Que Deus, numa das várias conversas com Adão, teria perguntado o que ele achou de Lilith, sua primeira companheira de lote (jura que você sempre acreditou que Eva fosse a primeira?).
E Adão, que não admitia o fato de Lilith ser autonoma e não abaixar a cabeça pra ele, desandou a fazer queixas à Deus, dizendo isso e aquilo, que ela não varria o quintal, não colhia as frutas na época certa, não deixava ele jogar o seu coquinho aos fins de semana, e coisa e tal, e tal e coisa. Deus, sem pestanejar, a chamou pra uma DR e aí, foi-se. Além de perder Lilith, que depois se mostrou uma bela de uma cobra peçonhenta, Deus ainda teve que mostrar muita sevirologia daquelas para tirar de uma costela, veja só, de uma costela, ela: Eva.

Aqui, pelo que narra a história, nasceu não apenas a mentira, mas também o machismo.

Tem gente que diz que mente apenas socialmente. Tem gente que é a própria mentira em carne e osso. Tem vidas inteiras que são puras mentiras deslavadas. Ou discursos de mudar o mundo, quando não se quer mudar nem a si próprio. Blah! Quanta mentira.

Tem gente que constrói décadas inteiras de mentira em cima de mentira. E tem gente ganhando território, mentindo. Pra si e pro outro. Tem mentiras destruindo verdades inteiras. Construindo neuroses inteiras. Fazendo pessoas perderem futuros inteiros. Construindo novas pessoas, baseadas em velhas mentiras. Mentira?

Tem gente que mente por não suportar a realidade. E há quem mentiu tanto que não consegue mais sair dela. Tem gente que já mentiu tanto, que ninguém mais acredita. Tem gente que não acredita mais em ninguém, por acreditar que tanta bondade alheia só pode ser mentira. E tem quem acha esse texto uma grande mentira. Mentira!

Há quem enganou a morte, mentindo pra ela. Enganou a falta de saúde, mentindo pra ela.  E há quem viva enganando a vida, mentindo pra si mesmo; que está feliz, que está realizado, que ama a todos, que quer ajudar o próximo. Oremos para que o próximo esteja pensando o mesmo. E que não seja apenas uma mentira de 1º de abril.

Tem gente que não suporta mais mentiras. Suas e alheias.
E tem gente começando apenas agora no ramo de mentir.
Existem diversas mentiras sendo contadas apenas com recortes de verdades.
Fique atento. Quando te oferecerem um caminho mais curto pra felicidade, fique atento.

É tudo mentira.
Inclusive tudo que você achou de semelhança entre esse texto e sua realidade.

Nenhum comentário: