1.4.12

CINEMA #3 e #4 e uma Ideia Galaxy

É tanta coisa que nem sei se dou conta. É um tal de anota aqui, anota ali, busca informação. Recupera. Volta a fita, volta a fila. Vamos ao resumo do que foi a última aula do Curso de Cinema da Escola São Paulo. Nunca o ditado de que é minha visão torta e turva das aulas fez tanto sentido. Numa semana onde eu vi a luz (alguém aí já se perguntou por qual motivo o Othon Bastos sempre faz papel de quem está no céu, no paraíso, etc?) e saí correndo pro outro lado aos gritos de "ainda não é hora", a gente recapitulou na aula prática um pouco sobre os profissionais que são necessários para fazer um filme acontecer.

É genial saber que existe um cara que cuida daquele cinzeiro, aquele que fica no cantinho da tela, sabe, para que ele faça sentido não somente para a cena, mas que também não seja totalmente desconectado com o restante da história. Ou que tem um cara que tira e bota luz, faz e retira sombra, colore, descolore, até dizer chega, só pra ajudar a dar o exato tom de emoção que aquela cena precisa? Não é genial ter alguém para cuidar de todos esses detalhes? Cada vez mais eu percebo que fazer cinema é mais e mais um jogo coletivo e colaborativo. O diretor pode até ganhar a fama e a mansão em Fortaleza, mas se não fosse o eletricista ele não teria a luz que precisava para suas ideias (sem trocadilhos).

Dito isso, Bruno Carneiro, oooo professor, nos convidou a apresentar ideias de roteiros de no máximo um minuto para gravarmos. Isso mesmo: já estamos com a mão no "rec". Depois de contar nossas ideias mirabalontes, eis que elegemos uma para o primeiro teste dessa turma como uma equipe de produção.

A história é simples: dois amigos sentados em um bar, falando amenidades ao vento, entre um gole e outro de água com gás, quando um deles, Tiago Luiz, "the actor", irá ver uma mulher espetacularmente apaixonante passando bem próxima. E a dúvida: Tiago irá ou não irá falar com ela? Tiago irá ou não irá conseguir uma atenção toda especial? Estaria ela, Thais,  a atriz, na mesma sintonia emocional de Tiago?

Então, o mini metragem tem esse enredo. Cada um na turma ganhou uma função. E começamos a gravar. E na próxima quinta-feira já rola a edição. E eu, cuja melhor aquisição de 2011, eleita por mim mesmo foi um Samsung Galaxy, tratei de fazer um making off muito do matrero usando apenas o celular! O celular, brother! (eu ainda vou fazer um programa de TV usando o Galaxy, anote aí e me cobre depois!).

Então, não liguem para a edição. Eu não sou nessa história. Mas de Sevirologia eu até que manjo. Viva o celular! Que ainda insistem em usar apenas para fazer ligações...
Aê, turma, essa é pra vocês.

OBS: a frase do Tiago no começo do vídeo não representa o que ele pensa, viu? É que no diálogo os dois amigos estão um pouco desgostosos com seus relacionamentos.



Como vocês podem ver, fazer cinema não é fácil. E passar para cena seguinte também não. Thais, a nossa bela atriz, só ficou fazendo charme e pedindo café quente para a produção.
Aprender o que quer que seja é ou não espetacular? E tem gente que ainda não gosta de aprender coisas novas.
Vai entender...

2 comentários:

Thais disse...

ADOREI!!! hahaha ficou mto bom o video! tirando a parte de q eu fiquei fazendo charme e pedindo cafe pra produção! hahahah

Beeeijooo
Thais

In Tolerância disse...

Gostei mto também! E estou mto ansioso para começar a trabalhar com voces! Ahhhh!!!! =)