16.3.12

CINEMA #2 ED SÁRT ARP FRENTE!

Segundo encontro do Curso de Cinema da Escola São Paulo. Entre chuvas e risos, sobreviveram todos à essa primeira semana de aula. Expectativa pra saber o que vem por aí, mas por terça e quinta-feira dá pra sentir que a gente vai se divertir e trabalhar muito. Não necessariamente nessa mesma ordem. Aliás, não necessariamente as duas coisas.

     

O grupo é ótimo: espirituoso, divertido, eterogêneo. Uma mistura muito bacana que bota na mesma sala, e nas mesmas expectativas, gente de profissões tão distintas, mas de amores em comun: roteiro, luz, direção... A expectativa é a maior e melhor possível, pois acho que podem nascer amizades inspiradoras nesse grupo. De verdade. Tem uma vibe ótima, que faz a gente subir a Rua Augusta, 22h50, brincando e cantando - na chuva, como se nos conhecéssemos há tempos. Na verdade esse foi o segundo encontro apenas. Viva!

Às quintas-feiras as aulas são mais práticas e ficam à cargo do Bruno Carneiro, coordenador e responsável por essa costura teorica - técnica do curso de cinema. Na quinta, além de lançar o desafio de já começar a pensar em um curta metragem que faremos no segundo semestre, conversamos muito sobre essa descontrução do produto filme. Quais são os profissionais envolvidos na criação de um filme como o Cidade de Deus, por exemplo? Toda vez que eu vejo eu penso: poxa, mas só o diretor ganha a fama? Mas tem tanta gente envolvida pra fazer essa história acontecer, né? Nessa aula pude entender um pouco mais sobre esses outros "alguéns" que fazem um filme sair da cabeça do diretor e ganhar forma nas telas de cinema.




E quanta gente, né? Incrível. E pensar que tem filme que é ruim pacas quando a gente vê e pensa: nossa, quem horrível isso. É como se a gente dissesse para 200 ou 300 pessoas que "cara, teu trabalho ficou zuado. Na moral...". Mas ao mesmo tempo é legar saber que o som, por exemplo, é uma das partes mais espetacules de um filme. Sem um áudio de boa qualidade, o filme torna-se inassistível. Ah, e também aprendi com o Pedro que existe um cara que só cuida do foco da câmera. Cara, um mano que só cuida do foco! Nunca imaginei que existisse isso. Em tempo, o Pedro quer se especializar nisso. Whattt, Pedro?!?!?!

A turma é ou não é especial e promissora? Gente querida! Curti muito!

Próxima aula de Historia do Cinema na terça-feira, dia 19. Para ela será preciso assistir:



(filme completo)

Já para a quinta-feira, 22, a dica é:



Algumas das coisas contadas em sala de aula pelo Bruno podem ser encontradas aqui.

Já as informações oferecidas pela Carolina Pedrosa, sobre fotografia, uma apresentação dos recursos de imagem pode ser conferidas
aqui.


Um comentário:

renatocinema disse...

Esse menino vai longe.....parabéns eterno aluno.