15.3.12

CO-PENSAR?

A ideia é simples e não requer prática nem tampouco habilidade. O Jornal Cidadania , ligado à Fundação Cásper Líbero, me fez um convite (aliás, muito grato a eles) super legal. A ideia era que eu fizesse um artigo, inicialmente falando sobre o trabalho de uso de Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs no processo de aprendizagem. Daí, me veio uma ideia à cabeça que podemos tentar. E quero convidar algumas pessoas a isso. É assim: ao invés de o Tony escrever o artigo, somente, eu quero convidar alguns amigos queridos a co-criá-lo junto comigo. 

Na prática vai ser assim: eu vou escrever algumas linhas sobre como um trabalho em rede pode ajudar a transformar as coisas, mudar processos, enfim, gerar algum tipo de mudança na sociedade. Nessa, vou convidar uma pessoa para continuar esse texto junto comigo. Se ela topar, ela continua escrevendo. É importante cuidar para que o raciocínio tenha uma lineridade, mas, ali, no seu trecho, é você escrevendo. Pode colocar os seus conhecimentos, suas ideias, o que você quiser, desde que esteja dentro do tema proposto.

Depois que essa pessoa escrever ele deve procurar um amigo que, na visão dela, vai contribuir com o artigo, o enriquecendo com ideias, visões, enfim, o tornando mais rico. Importante: essa pessoa escolhida, e todas as demais, precisam ser ativas na internet e no Facebook, senão a corrente para. Teremos pouco tempo e ela precisa contribuir rapidamente e fazer a roda girar, convidando uma outra nova pessoa.

Tudo entendido? Dúvidas?

Desafios:
- Não deixar a rede parar: sempre convidar pessoas ativas na rede, com presença no Facebook, para que ela possa escrever a parte dela o quanto antes.

- Vai ser preciso cuidar de sua parte na escrita, pois todos tem que ter seu espaço de escrita. Se você escreve muito, alguém vai ficar de fora.
- Apenas 2 mil caracteres: infelizmente, é esse o tamanho do espaço que teremos. Nem mais, nem menos. Ou seja, quando chegar nos dois mil toques, o artigo terá que ser encerrado.

- Você deve colocar sua essencia na escrita, mas ela não pode variar tanto em forma e conteúdo, pois precisamos criar uma linearidade no texto. Se um falar de arroz e outro de feijão, ai não vai rolar. Fechou?

- Depois de escrever a sua parte, escolha com muito cuidado e carinho, e amor e atenção, quem vai continuar a escrever. Não esqueça: ele deve ser uma pessoa com acesso facil e constante à rede.
- Prazo: temos até o domingo à noite para que todos dêem suas contribuições!

- Não esqueça: coloque seu nome completo e profissão depois de escrever sua parte.

- Toda a construção desse artigo irá acontecer no Facebook.

E a última de todas: esse é um grande desafio no sentido de colaboração. Se não funcionar, se não rolar, tudo bem. O desafio, ao menos, foi aceito. E não vamos nos sentir frustrados.

Veja alguns artigos publicados no Jornal Cidadania.
http://cidadania.fcl.com.br/muito-alem-de-belo-monte

Nenhum comentário: