15.3.12

SOBRE FUTEBOL E COMUNICAÇÃO

Como diz o Marcelo Tas, quando a gente cria um blog acabamos virando Roberto Marinho de nós mesmos. Faz sentido. Se bem que o que tem rolando de Almicares aí...


Essa semana eu vi uma chamada produzida pela comunicação do Real Madrid que achei bem legal. Nela, Casillas, Higuín entre outros, convidavam os torcedores a irem ao Santiago apoiarem o Real no jogo de volta pela Liga dos Campeões contra o CSKA. O time de Cristiano Ronaldo venceu por 4x1. O vídeo é simples, apesar de querer ser meio poético.


Abaixo, e veja.



E aí, quando vi o filme eu pensei: cara, algum dia os clubes brasileiros vão cuidar mais de sua comunicação institucional? Será que algum dia teremos, numa semana de Libertadores ou jogo decisivo do Brasileirão, um filme parecido com esse? Ou, sei lá, uma ação de comunicação interessante nesse sentido? Claro, eu não sou jornalista esportivo e não sei do dia a dia, mas sempre tenho a impressão que os clubes criam uma assessoria de imprensa e pronto. Já acham que isso é suficiente. Afinal e contas, vão viver por demandas, mas não de forma criativa, criando ações com o marketing.
Quando o Flamengo - Minha Vida, Meu Amor, fechou a parceria com a Olympykus, me lembro, rolou um comercial no intervalo da novela das 21h. Acho que foi só para o Rio, pois eu estava na Globo Rio, mas achei a ação super legal. No intervalo da novela, um comercial pra contar pra todo mundo que ela passava a ser a marca oficial do clube? Poxa, legal, né?

Clique abaixo pra ver.



Mas, fora isso, e um ou outro vídeo, campanha, os clubes / patrocinadores investem nesse tipo de comunicação no Brasil? Isso é uma pergunta, pois eu realmente não acompanho tão de perto. É só uma percepção minha que eles não fazem tanto. 
Aqui no Brasil eu gosto muito da comunicação do Santos. Ano passado, durante o Mundial, eles fizeram várias coisas legais nas redes sociais para aproximar o torcedor do clube. Até os treinos abertos eram gerados, ao vivo, via Youtube, pra rede. Gosto mesmo disso.Na época do Ronaldo, o Corinthians também fez muito coisa legal.

A mesma Olympykus, acho que ontem, fez um comercial com o Roger - cada um tem o craque que merece - para lançar a nova camisa do Cruzeiro. Tudo bem que o comercial não é nenhuma Brastemp, mas a iniciativa é bacana.






E a pergunta fica: um dia teremos comunicação institucional de clube de futebol mais ativa que passiva?


Em tempo, se o seu time, assim como o meu, tem logomarca do BMG, aqui vai um dica para sumir de vez com essa parada laranja gigante na sua camisa. Agora, vai ficar daquele jeito maravilhoso, né...



Um comentário:

Evandro Barbosa disse...

Muito bem observado, Tony Marlon. Realmente parece que só as empresas patrocinadoras é que enxergam esse potencial, por isso escolhem determinado clube.

Parabéns pelo blog. Sucesso sempre.

Abraço palestrino.